O Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia, localizado na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, promove no mês de outubro a “Campanha Outubro Rosa Pet Bahia”.

Dentro da programação, cadelas e gatas com tumores de mama irão receber atendimento clínico gratuito no dia 28 de outubro, das 8h às 12h.

A Campanha Outubro Rosa Pet Bahia tem como objetivo conscientizar os tutores quanto a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama nos pets.

A equipe de atendimento é composta por profissionais e estudantes de medicina veterinária. Ao fim do exame clínico, o proprietário receberá um kit com folder informativo, amostra de ração e vermífugo.

Casos urgentes, exames laboratoriais e exames de imagem serão encaminhados para as clínicas veterinárias locais conveniadas ao Outubro Rosa Pet-BA.

Nas edições anteriores de 2014, 2015 e 2016 foram realizados 170, 185 e 110 atendimentos, respectivamente, e a Bahia se destacou por organizar e sediar o “Outubro Rosa Pet” que atendeu maior número de pacientes no país em um único dia.

Câncer de mama em pets

As neoplasias mamárias são os tumores mais frequente na clínica de pequenos animais e a conscientização dos proprietários para a realização do diagnóstico precoce e tratamento é fundamental para promover o bem-estar animal.

Pesquisas realizadas no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA sobre o câncer de mama em pets revelaram que a maioria dos tumores mamários apresenta caráter maligno.

Além disso, cerca de 32% das cadelas portadoras de tumores malignos maiores que cinco centímetros morrem um ano após mastectomia (retirada da mama).

“Estes resultados sinalizam a importância da prevenção, bem como do diagnóstico precoce das enfermidades oncológicas, que quando diagnosticadas tardiamente podem comprometer o tratamento e reduzir a taxa de sobrevida destes animais”, explica a coordenadora do Outubro Rosa Pet, a médica veterinária Alessandra Estrela.

SERVIÇO
O que: Campanha Outubro Rosa Pet Bahia
Local: Hospital de Medicina Veterinária da UFBA, em Ondina.
Dia: 28 de outubro de 2017
Horário: 08h às 12h

*Imagens retiradas do Facebook da Campanha Outubro Rosa Pet

LEIA TAMBÉM:

Câncer em animais: conheça os sintomas e tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *