Hoje em dia os pets não são somente animais de estimação, mas sim parte integrante da família. E com o aumento da relação dos animais com os humanos é comum que surjam situações de conflitos.

Para manter um bom relacionamento entre todos, o ideal é realizar com o pet o adestramento. Ou seja, um animal educado poderá se enquadrar melhor às regras da casa e ter uma convivência mais harmoniosa com seus donos.

Esta atividade vai além de ensinar ao animal comandos engraçados, embora todos se divirtam com o cão se fingindo de morto. O adestramento do amigo para o bom convívio dele com os animais ou com os humanos é muito importante para o pet ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Quando animal é educado é possível que ele consiga demonstrar melhor suas necessidades. Além disso, o adestramento ajuda na correção de comportamentos indesejáveis e é um excelente exercício físico e mental para o peludo.

O Adestramento Inteligente, técnica criada pelo zootecnista e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, tem como base o reforço positivo, ou seja, os comportamentos corretos são valorizados, e não os errados.

Não há nenhum tipo de violência ou abuso com o bichinho. O aprendizado é obtido através de estímulos positivos e recompensas, que pode ser em forma de petiscos, carinho, brincadeiras ou outra coisa que o animal queira no momento.

Motivado a aprender, por conta dos ganhos que tem quando entende e obedece ao que é esperado, o adestramento se torna, para ele, uma grande brincadeira e um prazeroso momento de interação com o dono.

Que tal pensar com carinho na possibilidade de ampliar o bem-estar de todos da casa por meio do adestramento?

Conte com um bom profissional e boa sorte!

Por Allexandre Coutto, adestrador e franqueado da Cão Cidadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *