3 curiosidades sobre macacos que você vai amar


Veja neste artigo 3 curiosidades sobre macacos, e descubra que este primata é muito mais que um brincalhão devorador de bananas.

curiosidades sobre macacos

Os macacos

Não vamos considerar esta como uma das curiosidades sobre macacos, este é um bônus. Dito isso, você sabe qual origem do nome macaco? Pois bem, sua origem está na palavra makako do idioma banto, da área central do continente africano. Este termo era utilizado para designar todos os símios. 

Chimpanzé, Gorila e Orangotango não são macaco

Talvez esta informação pegue você de surpresa. Mas é isso mesmo que você leu.  Estes três animais, juntamente com os macacos e os bonobos fazem parte dos principais primatas, mas não são todos macacos. 

Ou seja, a principal diferença entre eles é que o macaco possui rabo, e na escala evolutiva está atrás dos quatro grandes primatas citados. 

O macaco mais inteligente

Agora que você já sabe que Chimpanzé não é macaco, talvez esteja se perguntando qual é o macaco mais inteligente. Pois bem, o mais inteligente destes animais é o macaco-prego.

Alguns cientistas o comparam a espécie Humana no período Neolítico, ou seja, na idade da Pedra. Assim, como o Homem deste período, o macaco prego usa pedras e outros elementos da natureza como ferramentas. Além do mais, eles se reconhecem no espelho, e é a raça de macaco mais sociável. 

Os macacos do Velho e do Novo Mundo. 

Esta curiosidade sobre macacos também vai pegar muita gente de surpresa. Afinal, você sabia que os macacos são classificados por categorias e não por espécie? Estas estas categorias são duas, os macacos do velho Mundo(África e Ásia), e os do Novo mundo (as américas).

Veja 3 das principais diferenças entre eles, além do continente de origem:

  • Os macacos do Novo Mundo veem tudo em preto e branco, enquanto os do Velho Mundo enxergam colorido. 
  • Os macacos da América são os únicos que conseguem se pendurar em galhos pulando de um para o outro nas copas das árvores.
  • Os do Velho Mundo possuem 32 dentes, enquanto os do Novo Mundo 36.

Já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sua opinião e sugestão.

Para acompanhar tudo sobre os pets dicas e cuidados com seus bichinhos basta ficar de olho no melhor site de pets do Brasil.

Veja mais: