Cachorro idoso: Cuidados especiais que você precisa ter


O cachorro idoso, assim como a grande maioria das outras espécies animais sofrem por mudanças físicas e comportamentais, que exigem cuidados e mudanças para continuar com uma vida de qualidade.

Leia agora os principais cuidados que o melhor amigo do Homem necessita ao chegar na terceira idade.

cachorro idoso

A partir de quando um cachorro é considerado idoso?

Diferentemente do que diz a cultura popular, não é multiplicando a idade do cachorro por 7 para saber se ele é idoso ou não. Agora, como existem muitas raças, de tamanhos diferentes, a expectativa de vida dos cachorros é muito variável. 

Para se ter uma idéia, quanto maior o cachorro, mais cedo começa seu envelhecimento. Raças grandes por exemplo começam a envelhecer por volta dos 8 anos de vida. Enquanto que as raças menores começam dar os primeiros sinais de que a idade avançada está chegando depois dos 10 anos de vida. 

As principais mudanças na velhice do cachorro

A maioria das raças apresentam os mesmos sinais de que estão ficando mais velhinhos. Nesse sentido, confira a seguir algumas dicas para saber se a terceira idade chegou para seu amigo peludo. 

  • pelos grisalhos pelo corpo;
  • redução do ritmo de brincadeiras;
  • maior sensibilidade ao frio e ao calor;
  • episódios de confusão;
  • alteração de peso.

Cuidados com a alimentação do cachorro idoso

Agora que você já sabe que seu cãozinho já é um idoso, chegou a hora de propiciar algumas mudanças em sua rotina. A princípio, a primeira delas é no quesito alimentação, ele irá precisar de ração adequada no quesito nutrientes e maciez para facilitar a mastigação do animal. Então, procure seu veterinário de confiança e verifique qual é a melhor opção para o seu animal de estimação.

Ambientes adaptados 

Você irá notar que nesta fase da vida, a mobilidade de seu cão irá diminuir, portanto é importante adequar o ambiente o qual vive o  animal, para evitar acidentes. Caso ele tenha ficado cego, diminua o máximo possível a quantidade de objetos que fazem parte do ambiente de convívio do cachorro, e evite mudar de lugar os que ficaram. 

Carinho e dedicação 

Seu amigo cachorro de longa data chegou na terceira idade, então agora é hora de dobrar o carinho e atenção com ele. Nesta fase da vida eles ficam mais carentes, portanto tenha mais paciência com eles, e ajude-os no que for preciso.

Já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sua opinião e sugestão.

Enfim, para acompanhar tudo sobre os pets dicas e cuidados com seus bichinhos basta ficar de olho no melhor site de pets do Brasil.

Veja mais:

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: