A origem do Cavalo: Saiba mais sobre esse fiel parceiro do homem


A origem do cavalo, e sua evolução se misturam com a história da humanidade. Estes animais são nossos parceiros nas mais diversas atividades de trabalho já há muito anos.

Hoje os cavalos são tratados inclusive como animais de estimação, e estão presentes em boa parte do cotidiano brasileiro.

a origem do cavalo

O ancestral do cavalo

A princípio o ancestral mais antigo do cavalo habitava o norte do continente americano e data de 55 milhões de anos atrás. Ele era um pequeno mamífero herbívoro que não media mais do que 40 cm. 

Com o passar do tempo esta espécie foi evoluindo e deixando suas semelhanças com os cachorros de lado, bem como passaram a ter características similares às dos cavalos que conhecemos hoje, como maior estatura e cascos nas patas. 

Emigração para Ásia

Devido às condições climáticas, este parente antigo do cavalo fugiu para a Eurásia, onde continuou seu processo evolutivo. Visto que, em torno de 2 milhões de anos atrás, já podemos datar o surgimento do cavalo selvagem com características semelhantes às que conhecemos hoje. 

O retorno do cavalo a América 

Os primeiros exemplares de cavalos modernos foram trazidos para os Estados Unidos por expedições da Espanha e Portugal no final do século XV e início do século XVI.

Com o passar do tempo os cavalos foram se adaptando ao novo habitat americano, assim como se reproduzindo rapidamente, misturando-se com outras espécies de outras partes do continente trazidas por outros navegadores. 

No Brasil

Por fim, em 1534, Martin Afonso de Souza trouxe cavalos para os territórios de São Vicente e Pernambuco em território brasileiro pela primeira vez.

Desde então, até hoje a quantidade destes animais no Brasil não para de crescer, e chega hoje a 5,5 milhões de exemplares divididos em 26 diferentes raças.

Atualmente no Brasil a raça mais comum de cavalos é disparadamente é o cavalo  Mangalarga, em segundo lugar vem o cavalo Nordestino, seguido pelo Quarto de Milha e o Crioulo. 

Gostou do assunto de hoje sobre a origem do cavalo? Já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sua opinião e sugestão

Para acompanhar tudo sobre os pets dicas e cuidados com seus bichinhos basta ficar de olho no melhor site de pets do Brasil.

Então veja mais em nosso blog:

Eu amo Bicho. O seu Portal de Bicho na Internet