Vacinação canina: Saiba a importância


Aqui você irá tirar algumas possíveis dúvidas sobre a vacinação canina. Se você é apaixonado por esses queridos peludos assim como nós,  não deixe de ler este texto, e saber o quão importante é seguir o protocolo vacinal canino. 

vacinação canina

A importância da vacinação canina

Assim como qualquer outra espécie animal, o cachorro está propenso a inúmeras doenças causadas por, vírus, bactérias e fungos. Portanto, a imunização é o método mais eficaz para evitá-las. Outro fator importante da vacinação canina é que ela também protege as pessoas de possíveis doenças transmissíveis do animal para o humano. 

Vacinar contra o que?

Cada vacina protege contra uma determinada doença, mas existem algumas que ajudam a combater mais de uma doença com a mesma aplicação. Algumas destas vacinas são essenciais para os cães, como por exemplo a anti-rábica e as polivalentes v8 e v10.

Além destes imunizantes essenciais, também existem aqueles que são indicados como opcionais. Neste caso é melhor consultar o veterinário, pois é ele que pode avaliar caso a caso a necessidade, de acordo com a raça, e o ambiente que o cachorro vive. 

Dentre estas vacinas não essenciais,  as mais utilizadas são  as que ajudam a prevenir doenças como: Leishmaniose, Giárdia e gripe. 

A frequência da vacinação canina

O primeiro ano de vida é o período em que há maior frequência de vacinação dos cães. Algumas irão necessitar de até 3 doses antes dos seis meses de vida, assim como outras necessitam de reforço anual, e ainda há aquelas que são de dose única.  

Siga o protocolo vacinal estipulado pelo veterinário, e seu amigo peludo terá uma vida mais longa e saudável. 

Posso aplicar a vacina no cachorro?

Se você for veterinário, sim. Caso contrário, não! Esta é uma hipótese que está longe de ser recomendável. Vacinar seu cachorro com as próprias mãos pode causar inúmeros problemas ao animal.  Leve-o a uma clínica especializada e faça a coisa certa. 

Em conclusão, nesse artigo vimos o quão importante é a vacinação canina na saúde dos animais de companhia, bem como a sua utilidade para prevenção de muitas doenças.

Gostou da dica de hoje?

Já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sua opinião e sugestão.

Para acompanhar tudo sobre os pets dicas e cuidados com seus bichinhos basta ficar de olho no melhor site de pets do Brasil.

Veja mais: